Sonda LPR (resistência de polarização linear)
Sonda LPR (resistência de polarização linear)
Sonda LPR (resistência de polarização linear)

 

A sonda de corrosão de resistência de polarização linear (LPR) é um método eficaz eletroquímico de medição da corrosão. A resistência de polarização linear é comumente usada em ambientes condutores, como água ou qualquer eletrólito onde são necessárias as leituras da taxa de corrosão instantânea on-line.
As taxas de corrosão são determinadas eletroquimicamente da resistência de polarização medida. As sondas LPR, portanto, são recomendadas para sistemas de água, sistemas de óleo com cortes de água elevado e contínuos e para a detecção de corrosão devida à condensação de água. A sonda LPR também pode ser usada em combinação com outras técnicas eletroquímicas como polarização, impedância AC e medições de ruído eletroquímico. As sondas de polarização linear são ideais para monitorar as flutuações que possam ocorrer dentro de um sistema; por exemplo, estas sondas podem ser usadas para monitorar os efeitos do inibidor de corrosão em uma base regular. As sondas ER, em comparação, funcionam também em baixos ou variados cortes de agua, mas requerem um período de exposição, a fim de estabelecer as taxas de corrosão.
O princípio de funcionamento baseia-se em medir o fluxo de corrente entre os eletrodos. Dois tipos básicos de sondas de polarização linear podem ser fornecidos para acomodar os dois elétrodos (trabalho e contador) e técnicas de três-elétrodos (trabalho, contador e referência). A superfície pode ser saliente ou nivelada. As sondas de tipo lavagem (flush) LPR com dois e três eletrodos são projetadas para ser instaladas ao nível da parede da tubulação. Estas sondas estão disponíveis com comprimento fixo e ajustável. As sondas de tipo lavagem, os parafusos de montagem fazem parte da tampa da extremidade. Em caso de danos, a sonda inteira deve ser substituída.
O design de projeção reduz o risco de depósitos nos eléctrodos, que caso contrario, podem influenciar os resultados e oferecem também uma maior área de eletrodo no mesmo aplicativo. A sonda de projeção LPR com dois ou três eletrodos, que são montados na extremidade da sonda por parafusos roscados e isolados. Os eletrodos são substituíveis e podem ser fornecidos pela EuropCorr ® em qualquer liga necessária.
Monitorar a relação entre o potencial eletroquímico e corrente gerada entre os eletrodos eletricamente carregados em um fluxo de processo permite o cálculo da taxa de corrosão. O LPR é mais eficaz em soluções aquosas e tem provado para ser uma técnica de resposta rápida. Esta medição da taxa de corrosão atual permite um feedback quase instantâneo aos operadores. O monitoramento LPR viu um amplo uso industrial durante quase 50 anos.

Teoria da Resistência de Polarização Linear
A condutividade elétrica (o recíproco da resistência) de um fluido pode ser relacionada à sua corrosividade. Uma sonda de dois ou três eletrodos é inserida no sistema de processo, com os eletrodos sendo eletricamente isolados um do outro e da linha de processo. Um pequeno potencial na escala de 20Mv (que não afeta o processo de corrosão natural), é aplicado entre os elementos e a corrente resultante é medida. A resistência de polarização é a relação entre o potencial aplicado e o nível de corrente resultante. A resistência de medição é inversamente relacionada com a taxa de corrosão. A resistência elétrica de qualquer condutor é dada por:

 

Onde R = resistência instantânea efetiva
V = Voltagem aplicada
I= corrente instantânea entre eléctrodos
Se os eletrodos estão corroendo a uma taxa elevada com os íons metálicos, passando-se facilmente em solução, um pequeno potencial aplicado entre os eletrodos produzirá uma corrente elevada e, portanto, uma resistência de polarização baixa. Isso corresponde a uma taxa de corrosão elevada.

Vantagens
A vantagem principal do monitoramento de LPR é a velocidade em que ele pode fornecer uma medida da taxa de corrosão. Alterações na taxa de corrosão normalmente podem ser detectadas em minutos, proporcionando um sistema de medição quase instantâneo. Esta resposta rápida permite que um operador possa avaliar o processo de mudanças e é particularmente útil na monitorização da eficácia de um programa de prevenção. Por exemplo, um feedback rápido significa que as quantidades e a seleção do inibidor podem ser avaliados e aperfeiçoados no menor tempo possível. O monitoramento LPR também pode dar uma indicação do comportamento do metal, por exemplo, quando uma liga muda de um estado passivo para um estado ativo, desse modo, resulta em aumento a susceptibilidade à corrosão. As sondas de EuropCorr ® LPR podem ter muitas vezes vidas longas, dependendo das condições de monitorização e cuidados de manutenção. Para as sondas de projeção, os eletrodos são substituíveis, o que prolonga a vida de sonda e oferece opções em tipos de materiais de eletrodo para diferentes objetivos de monitoramento. As sondas terminais são vedadas com metal/vidro e podem ser utilizadas no sistema avaliado até 6000 psi e 220° C. As sondas EuropCorr ® LPR têm conectores Amphenol 6 pinos, fornecidos com embalagem de sonda e sonda o-Ring, sonda de diâmetro 30mm,as sondas padrão são projetadas para a montagem através da montagem de plugue oco de EuropCorr ®, e podem ser usadas tanto com o sistema de duas polegadas de alta pressão mecânica quanto hidráulica de EuropCorr ®. Usando um recuperador de EuropCorr ® e uma válvula de serviço, a sonda pode ser trocada/inspecionada sem interrupção do sistema. As sonda de leituras/medidas podem ser tomadas em qualquer momento conectando o instrumento portátil de EuropCorr ® MaxiCorr para o conector Amphenol 6 pinos ou pode formar parte de um sistema de monitoramento continuo da corrosão, quando usado em conjunto com o registrador de dados EuropCorr ® MegaCorr.
Dado que todas as medições com as sondas LPR requerem um eletrólito condutor, resultados mais concretos se obtêm em sistemas de agua. Em condições de óleo/água e em particular onde as condições da agua variam (escoamento em golfadas, escoamento bifásico), o eletrólito requerido poderia não estar presente ou flutuar, levando para resultados de difícil interpretação e fiabilidade.

O comprimento da sonda será calculado por nós com base nas seguintes informações fornecidas pelo cliente:
- Posição: das conexões de acesso e da posição do monitoramento (TOL, MOL & BOL)
- Tipo de conexão de acesso: sistema hidráulico ou mecânico e flareweld, Buttweld, Socketweld ou flange
- Dimensões: tamanho da tubulação e espessura da parede, adicionalmente para conexão flange: fenda da gaxeta e altura do bico (distância da face superior do flange externo da parede do tubo).